Homologação de Sistemas Fotovoltaicos
- Eng. Kalise Vargas

- 19 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2023
A homologação de sistemas fotovoltaicos é procedimento padrão em que sua distribuidora de energia realiza a fiscalização do sistema solar instalado, verificando se ele possui as especificações estabelecidas nas normas de segurança.
A homologação de sistemas fotovoltaicos é um processo necessário para garantir a conformidade e a segurança das instalações de energia solar. A regulamentação e as diretrizes para a homologação podem variar de acordo com a legislação de cada estado, mas geralmente seguem algumas diretrizes nacionais estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

A homologação é importante para garantir que os sistemas fotovoltaicos atendam aos requisitos técnicos, de qualidade e segurança estabelecidos pelas autoridades competentes. Isso inclui o dimensionamento adequado do sistema, a utilização de equipamentos certificados e a conformidade com as normas elétricas e de segurança.
Normalmente, o processo de homologação envolve a apresentação de documentos e informações sobre o projeto do sistema, como diagramas elétricos, especificações técnicas dos equipamentos, laudos de testes e projetos elétricos. Além disso, em alguns casos, é necessário solicitar uma vistoria técnica no local da instalação.
Uma vez que o sistema fotovoltaico é homologado, ele pode ser conectado à rede elétrica e beneficiar-se do sistema de compensação de energia, conhecido como "net metering". Esse sistema permite que o excedente de energia produzido pelo sistema solar seja injetado na rede, gerando créditos que podem ser utilizados para compensar o consumo de energia em momentos em que a geração solar é insuficiente, como à noite.
É importante ressaltar que a homologação de sistemas fotovoltaicos é necessária tanto para sistemas conectados à rede elétrica (on-grid) quanto para sistemas isolados (off-grid). Para os sistemas off-grid, que não estão conectados à rede elétrica, a homologação visa garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema.
Recomenda-se que você consulte a legislação específica do seu estado e entre em contato com as autoridades competentes ou com empresas especializadas em energia solar para obter informações detalhadas sobre o processo de homologação na sua região.
Passo a passo da Homologação
Passo 1: Recebimento e Conferência de Documentos e Fotos
Nesta primeira etapa realizamos a conferência dos documentos e fotos para iniciarmos o processo da Solicitação de Acesso. Importante ressaltar que estes documentos podem variar de acordo com a concessionária e o cliente sendo Pessoa Física ou Jurídica.
Passo 2: Solicitação de Acesso Junto às Concessionárias
Com a organização e preenchimento dos documentos, podemos dar início ao processo de homologação. O projeto é enviado à concessionária.
Passo 3: Análise do Projeto
Dentro de um prazo médio de 15 dias, a concessionária realiza a análise do projeto para então autorizar o início da sua instalação.
Passo 4: Instalação do Sistema de Energia Solar
Após a autorização, inicia-se o processo de instalação de seu sistema de energia fotovoltaica. No entanto, seu prazo estará sujeito à disponibilidade da empresa instaladora.
Passo 5: Solicitação de Vistoria Técnica
Após a instalação finalizada, o integrador nos retorna com a autorização para dar andamento a solicitação de vistoria. O prazo médio é de 7 dias podendo variar com cada concessionária.
Passo 6: Retorno da Concessionária
Se aprovada a vistoria o medidor já é trocado no momento da vistoria ou, dependendo da concessionária, dentro de um prazo médio de 5 dias.
Caso reprovado, a distribuidora deverá entregar um relatório de pendências , onde as adequações solicitadas deverão ser feitas e solicitada nova vistoria.
.




Comentários